Campanha faz testes rápidos para detectar hepatites em Manaus
A especialista em gastroenterologia e professora da UEA, Cristina Melo Rocha, destacou que, no Brasil, estima-se a existência de três milhões de portadores do vírus B e C, sendo que a grande maioria desconhece a situação, visto que as hepatites crônicas evoluem de forma silenciosa. A afirmação aconteceu durante a programação do Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, realizada nesta quarta-feira (24), na Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ) em parceria com a UEA.
Com a oferta de 1.000 testes rápidos para hepatites B e C, o evento também contou com a participação da Liga Acadêmica de Hepatologia da UEA, que orientou a população sobre hepatites virais. Das 9h às 15h, cerca de 50 profissionais da área da saúde atuaram no evento.
Segundo Cristina Rocha, que também é preceptora da Residência Médica da Fundação, o objetivo do projeto "Dia Mundial das Hepatites", além de realizar testagem para hepatites virais, é conscientizar o público participante sobre a importância da triagem para hepatites virais B e C. "A Organização Mundial da Saúde [OMS], propôs ao Ministério da Saúde um plano de eliminação das hepatites virais até 2030. Estamos trabalhando para isso", destacou.
Em sua terceira edição, a campanha Julho Amarelo é realizada em parceria com o Hospital Adriano Jorge e UEA. No dia 31 de julho, a Coordenação Estadual de Hepatites Virais desenvolverá uma campanha semelhante com testagem das 9h às 15h, na Praça da Matriz, localizada no Centro de Manaus.
ASSUNTOS: Cristina Melo Rocha, FHAJ, hepatites, teste rápido, UEA, viral, Amazonas