Câncer de colo uterino é 100% evitável, diz ginecologista em Manaus
Manaus/AM - Nesta terça-feira, dia 3, o programa Hora do H, apresentado por Humberto Amorim, teve como convidada a médica ginecologistas Mônica Bandeira de Melo que falou sobre a campanha de prevenção ao câncer de colo do útero, Março Lilás.
A médica afirma que a campanha Março Lilás tem como objetivo esclarecer sobre o câncer de colo uterino. Mônica também explica que este tipo de tumor é único 100% evitável.
No Brasil e na região Norte, a incidência de câncer nas mulheres acontece, em primeiro lugar, pelo de mama, e em segundo, pelo de colo uterino, mas no Amazonas a maior incidência é de colo de útero. Os dados são do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
De acordo com a médica, o câncer de colo uterino é evitável por ter causa conhecida, que é o vírus HPV, adquirido por contato sexual, mesmo sem haver penetração. A ginecologista da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), no entanto, adverte que o fato de ser portador do HPV não significa que a pessoa vá ter câncer. Em 80% dos casos, o vírus desaparece naturalmente.
O combate a este tipo de câncer se dá com a vacina contra o HPV, que deve ser tomada, preferencialmente, antes que os jovens iniciem a vida sexual, assim como fazer o exame preventivo específico.
Veja também
ASSUNTOS: Câncer de colo uterino, exame preventivo, fcecon, HPV, Manaus, março lilás, saúde, VACINA, Amazonas