Capes disponibiliza seis bolsas na área de epidemias para Amazonas
Manaus/AM - O Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical (PPGMT) da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) foi contemplado com seis bolsas de pós-graduação do Programa de Combate às Epidemias, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
O PPGMT da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), área de concentração Doenças Tropicais e Infecciosas, funciona em convênio amplo com a FMT-HVD.
O Programa de Combate às Epidemias foi lançado pela Capes nesta quinta-feira, dia 2, e visa oferecer apoio a projetos de pesquisas e formação de recursos humanos qualificados, direcionados ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), bem como temas relacionados às endemias e epidemias típicas no País.
De acordo com a Capes, o investimento previsto para este ano é de R$ 30,8 milhões, sendo estruturado em três ações emergenciais. Na primeira delas, na qual o PPGMT-UEA foi contemplado, serão concedidas 900 bolsas de mestrado e doutorado para os programas com nota 5, 6 e 7 da área de Saúde, dentro da grande área do conhecimento dos Colégios da Vida.
As seis bolsas concedidas ao PPGMT, sendo três de mestrado e três de doutorado, serão destinadas ao Estudo CloroCOVID-19, que investiga a a eficácia da cloroquina em pacientes com diagnóstico de doença respiratória grave com suspeita de Sars-CoV-2, causador da Covid-19.
De acordo com o diretor de Ensino e Pesquisa da FMT-HVD, Wuelton Monteiro, o recebimento das bolsas indica a qualidade do ensino do PPGMT-UEA. "Apenas programas com ótima avaliação pela Capes estão sendo contemplados com estas bolsas, o que demonstra a qualidade do ensino e pesquisa sendo desenvolvidos na nossa instituição", destacou.
Veja também
ASSUNTOS: Bolsas pós-graduação, COVID-19, enfrentamento da pandemi, FMT-HVD, Amazonas, Coronavírus