Casos de sarampo preocupam no Amazonas e população deve se vacinar, alerta FVS
Manaus/AM - O Amazonas tem confirmados quatro casos de sarampo entre janeiro e fevereiro deste ano, conforme informação da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM). Os números já ligam o sinal de alerta no Estado e a FVS reforçou, na última quarta-feira (10), a importância da população buscar se imunizar contra a doença. Dos quatro casos confirmados, em Manaus, três são em pacientes na faixa etária de 15 a 26 anos, e um em uma criança de 8 meses de idade, todos do sexo masculino.
O paciente de 15 anos é considerado como caso “importado”. Isso porque ele retornou de viagem da Europa apresentando os sintomas da doença.
A diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, lembra que há em andamento uma campanha nacional de vacinação contra o sarampo, e que, mesmo fora do período de mobilização, a vacina permanece disponível durante todo o ano nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos municípios.
“É fundamental que cada um faça a sua parte para se proteger contra o sarampo. Vivenciamos um intenso surto de sarampo em 2018, contornado com a vacinação em massa da população atingida, mas devemos continuar vigilantes. A vacina é a única forma de prevenção”, orienta Rosemary.
O sarampo é uma doença perigosa, que pode levar à morte, principalmente entre crianças. A doença também pode deixar sequelas graves nos sobreviventes, motivo por que a vacinação merece atenção da população.
Veja também
ASSUNTOS: campanha sarampo, FVS-AM, Manaus, sarampo amazonas, Susam, vacinação sarampo, Amazonas