Com armamento pesado, caçadores atacam base da Funai no Amazonas
Manaus/AM - Um tiroteio na base da Fundação Nacional do Índio (Funai) localizada no Vale do Javari, no município de Atalaia, assustou os indígenas da reserva e fez com o que o Exército Brasileiro fosse acionado para proteger área.
Segundo nota da Funai divulgada nessa segunda-feira (24), o ataque aconteceu no último sábado (22), por volta das 3h. A ação teria sido orquestrada por caçadores, pescadores e garimpeiros que tem interesse em expulsar os índios para explorar o local.
O 8º Batalhão da Polícia Militar trocou tiros com os suspeitos e chegou a ferir algum deles, mas os dois grupos envolvidos conseguiram fugir pela floresta do outro lado do rio, de onde partiram os disparos. Na base ninguém ficou ferido.
Buscas pelos criminosos foram realizadas no dia seguinte e várias munições de grosso calibre foram encontradas na mata, junto a um rastro de sangue, mas até o momento, ninguém foi preso.
Conforme a Funai, a base está povoada por tribos que até pouco tempo viviam completamente isoladas como os Korubos, Mayrouna, Julina, Flecheiros e outros. Eles continuam sob proteção da PM e do Exército.
ASSUNTOS: base da Funai, caçadores, tiroteio, Amazonas