Compartilhe este texto

Com caso confirmado de coronavírus em Manaus, FVS monitora 4 pessoas que viajaram para fora do Brasil

Por Portal Do Holanda

14/03/2020 9h03 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - Após o anúncio oficial de que uma mulher de 39 anos está infectada com coronavírus na capital, a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), reiterou que campanha outros quatro casos suspeitos de pessoas que estiveram no exterior desde que a pandemia começou.

Segundo o órgão, até o momento o Amazonas tem 15 casos notificados como suspeitos de Covid-19. Nessa sexta-feira (13), o Lacen- FVS liberou o resultado de outros dois negativos para Covid-19, um de Manaus e um de Parintins. Nesta nova atualização de dados, o Amazonas passa a ter 10 descartados, 1 confirmado e 4 em investigação. 

As autoridades de saúde informaram que as medidas de segurança devem ser reforçadas por toda a população, como, por exemplo, evitar a participação em eventos que reúnam grandes multidões.

São considerados casos suspeitos de infecção pelo Covid-19:  

- Febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais entre outros) e histórico de viagem para área com transmissão local nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas;

- Febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais entre outros) e histórico de contato próximo de caso suspeito para o coronavírus (Covid-19), nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas.

Transmissão - A transmissão do vírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva; espirro; tosse; catarro; contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão; contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Veja também


  • Siga-nos no
    O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

    ASSUNTOS: coronavírus casos suspeitos Amazonas, coronavírus Manaus, coronavírus no amazonas, Amazonas

    + Amazonas