Compartilhe este texto

Compras em lojas físicas na Black Friday vão ser iguais às on-line, diz pesquisa

Por Portal Do Holanda

26/11/2019 15h02 — em
Amazonas



Manaus/AM - No Brasil, a Black Friday completa 10 anos com uma perspectiva inédita: este ano será a primeira vez em que o número de compradores em lojas físicas deve se igualar ao on-line, de acordo com tendência mapeada por pesquisa realizada pelo Google em parceria com a consultoria Provokers.

A pesquisa aponta que a intenção de compra exclusivamente pela internet durante a Black Friday caiu de 52% em 2018 para 38% em 2019, enquanto a parcela de compradores que pretende aproveitar os descontos somente em lojas físicas passou de 41% para 37%.

A data é a única ação comercial que cresce mais de dois dígitos anualmente, segundo dados do EBIT, indicador de reputação de lojas virtuais, e costuma ser impulsionada pela primeira parcela do 13º salário. Este ano, esse o impulso extra contará ainda com a liberação de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Diante desse cenário, economistas recomendam não agir por impulso na hora da compra ou fazê-las sob aspectos emocionais, uma vez que o ideal é que haja um planejamento para não comprometer rendas extras que podem ajudar com gastos de início de ano com compras que não agreguem valor às reais necessidades do consumidor.

“Primeiramente o consumidor deve pesquisar bem e checar se o valor vale que está sendo anunciado vale a pena. Nesse sentido, a Internet é um facilitador. Porque, se a diferença for pouco abaixo do preço comum, você pode se programar para comprar com folga no orçamento, sem se deixar levar pelo impulso da data”, explica o presidente do Conselho Regional de Economia do Amazonas (Corecon-AM), Francisco de Assis Mourão Jr.

Ele lembra ainda que os gastos com Natal, com ceia e presentes para família, além dos custos de início de ano como matrícula, material escolar, IPVA, IPTU, entre outros, podem ser minimizados com planejamento e aí entra a compra somente dentro do que está previsto na folga do orçamento.

“Tem que colocar tudo no papel: a renda, quais são os gastos fixos, para poder identificar quanto de brecha para compras seu salário permite. Importante ressaltar que cheque especial e cartão são para emergência e compra de longo prazo, não pode ser usado como um complemento do salário”, disse Mourão Jr. Ele indica ainda a utilização de aplicativos para ajudar no controle financeiro diário. “Com esse controle, você determina qual a porcentagem que você pode ocupar para poupar e realizar o seu sonho”, completou.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: black friday, consumidor, Corecon AM, dicas, pesquisar preços, Procon, Amazonas

+ Amazonas