Concessão de BPC por Juizado Itinerante chega a R$ 2,5 milhões no Amazonas
Manaus/AM - Dando continuidade aos trabalhos do Juizado Especial Federal Itinerante (JEF itinerante) no município de Eirunepé/AM uma equipe de magistrados e servidores da Justiça Federal esteve na localidade no período de 25 a 31 de janeiro para realizar a última fase do JEF itinerante.
Ao todo 557 processos estavam na pauta para as audiências de conciliação, instrução e julgamento. Desses, 9 foram julgados procedentes; 99 improcedentes; 221 fecharam acordo, com pagamento de valores retroativos; 203 acordos homologados, sem o pagamento de retroativo; 23 processos foram extintos e 2 foram concluídos para sentença.
Ainda segundo dados divulgados, os maiores pleitos foram para a concessão de Benefícios de Prestação Continuada (BPC) deficiente que somaram 156 pedidos, aposentadoria por invalidez com 129 solicitações, seguidos por 109 processos para concessão de salário maternidade.
Segundo os cálculos apresentados os valores atrasados que serão pagos para os autores dos processos deferidos somam mais de R$ 2,5 milhões em benefícios para a população local. Numero expressivo, que chamou a atenção de todos os membros do itinerante.
Grupo de mensagens
Ao final dos trabalhos, o juiz federal Emmanuel Mascena de Medeiros, coordenador do evento, agradeceu a dedicação dos participantes, em um grupo criado num aplicativo de mensagens. "Quero agradecer imensamente a todos que estão aqui no grupo por todo o empenho para atender a população de Eirunepé", registrou o magistrado.
A Defensora Pública Federal Talita Macedo Romeo, também falou sobre o itinerante de Eirunepé. "Volto encantada com o trabalho de todos vocês! Emocionante ver um serviço público tão amplo e efetivo num tempo tão curto. Agradeço demais por ter feito parte disso. Vida longa ao JEF Itinerante!", disse a defensora.
Também participaram do itinerante o juiz federal Substituto da 6ª Vara Federal/AM Alan Fernandes Minori, a Juíza Federal Substituta da 8ª Vara Federal/AM, Dra. Rossana dos Santos Tavares, além da Defensora Pública Federal Fabiane dos Santos Lugão, além da Procuradora Federal Ivana Roberta Couto Reis de Souza e mais dois servidores do INSS.
Veja também
ASSUNTOS: bpc, Eirunepé, JEF Itinerante, Amazonas