Congresso de povos indígenas tem participação de acadêmicos da UEA
Universitários do curso de Engenharia de Produção da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) participou do 3º Congresso Internacional Povos Indígenas da América Latina (Cipial), realizado de 3 a 5 de julho, em Brasília, Distrito Federal. O evento reuniu pesquisadores indígenas e não indígenas de 14 países e de oito áreas do conhecimento para o intercâmbio de ideias.
O artigo 'Watyama Waku: A Tucandeira agradece', desenvolvido pelos acadêmicos da UEA, Rucian da Silva Vilácio e Vanessa do Nascimento Damasceno, sob a coordenação das professoras Joelma Monteiro de Carvalho e Rejane Gomes Ferreira, foi apresentado no Cipial. O trabalho é resultante do projeto de extensão 'Construção de Saberes para a organização do trabalho em ritual indígena'.
A programação contou com 62 simpósios temáticos, que promoveram diálogos interculturais e através de 22 Atividades Integradoras, apresentaram uma perspectiva comparativa sobre processos históricos e contemporâneos relativos aos povos indígenas na América Latina.
O congresso visou estimular o debate sobre questões ético-políticas envolvido na produção de conhecimento sobre e/ou junto a povos indígenas, bem como visibilizar, fortalecer e refletir sobre a emergência de intelectuais indígenas no campo acadêmico por meio de sete mostras fotográficas e oito filmes na mostra Cine Cipial.
ASSUNTOS: América Latina, Congresso, povos indígenas, UEA, Amazonas