Compartilhe este texto

Construção Civil criou mais de 1 mil vagas formais no Amazonas

Por Portal Do Holanda

26/09/2018 15h11 — em
Amazonas


Foto: Reprodução

Manaus/AM -  A construção civil no Amazonas criou 1.068 vagas de emprego no mês de agosto deste ano. No período, houve 967 desligamentos, o que gerou o um saldo positivo de 101 vagas. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Agosto foi o mês em que o setor mais gerou empregos no Estado, neste ano. Até então, julho havia sido o melhor mês de 2018, quando foram criados 1.031 postos de trabalho contra 746 demissões. Em junho, houve 809 contratações e 625 desligamentos. 

O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Amazonas (SINDUSCON-AM), Frank Souza, atribui a retomada das contratações, nos últimos três meses, ao aumento das obras executadas neste período do ano. "O verão tradicionalmente impulsiona obras, por ser um período favorável às obras de infraestrutura e externas [do setor privado]. Muitos projetos que tiveram lançamento este ano iniciaram obras neste período. Há, também, uma gradual retomada das vendas de imóveis, o que tem estimulado novos lançamentos, gerando novas contratações", disse.

Ainda sob os efeitos da crise econômica, a construção civil do Estado começou o ano com saldo negativo. Em janeiro, quando o setor admitiu 571 trabalhadores e desligou 1.262, o saldo chegou a cair para - 691 vagas. Na avaliação do presidente do SINDUSCON-AM, apesar da retomada gradativa do emprego a partir de junho, quando houve saldo positivo de 184 vagas, o setor ainda amarga perdas decorrentes da crise e da falta de investimento público. 

"Vários fatores implicam na baixa retomada dos investimentos em construção civil. Temos muita insegurança jurídica; a greve dos caminhoneiros fez com que a confiança diminuísse; falta investimento por parte dos governos municipal, estadual e federal; há obras paradas no aguardo de retomada; temos as incertezas políticas e baixo investimento em infraestrutura. É preciso retomar as obras paradas e lançar novas obras, após o período das eleições", ressaltou. 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: construção civil, empregos, Manaus, Amazonas

+ Amazonas