Compartilhe este texto

Consumidor de Manaus acredita que situação do emprego está melhor

Por Portal Do Holanda

19/09/2019 15h38 — em
Amazonas



A intenção de gastos das famílias brasileiras é crescente e deverá permanecer em ascensão até o fim do ano, de acordo com o índice Intenção de Consumo das Famílias (ICF) de setembro, divulgado nesta quinta-feira (19) pela Confederação  Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O resultado representa a segunda alta consecutiva do ICF em 2019 (+0,3%), após longo período de queda, que durou de março a julho.

Quanto a Manaus, pelo menos duas variáveis pesquisadas pela CNC têm expectativas negativas da parte do consumidor manauara.

Emprego mais seguro

Para 44,7%, em setembro deste ano há mais segurança quanto à manutenção do atual emprego, embora outros 29,8% se declarem desempregados.

No entanto, a avaliação do consumidor quanto à renda atual é positiva, já que 44,6% declaram que está melhor do no mesmo período de de 2018, enquanto 23,3% pensam que não houve mudanças.

Assim, a pesquisa do Índice Intenção de Consumo das Famílias (ICF) que, quanto a obtenção de crédito, 47,6% dos entrevistados dizem que está mais difícil contratar operações de financiamento enquanto outros 35,4% julgam que está mais fácil do que no mesmo período do ano passado.

Na expectativa do consumidor, as famílias estão comprando menos este ano para 60,8% dos entrevistados, enquanto outros 21,1% acreditam que estão no mesmo nível de setembro de 2018.

Avaliação positiva

Em relação aos dados apresentados na pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) segmentada para Manaus, o assessor econômico da Fecomércio AM, José Fernando Pereira da Silva, destaca que a pesquisa da CNC apresenta variação positiva na Intenção de Consumo das Famílias no mês de setembro deste ano, se comparado ao mesmo mês do ano anterior. 

"Isso mostra que a nossa economia está se recuperando, o que é favorável para a atividade comercial. No referido levantamento, nos últimos 13 meses, a intenção de compra das famílias de Manaus vem oscilando, dentro de um patamar razoável, pois não houve bolhas de consumo, mas sim, um bom desempenho da economia do País com perspectivas de crescimento para o futuro", explica. 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: CNC, consumo, crédito, emprego, IFC, pesquisa Fecomércio, renda, Amazonas

+ Amazonas