Deputada cobra ação de órgãos contra o fechamento do Bosque da Ciência em Manaus
Manaus/AM - “Não podemos deixar que o Bosque da Ciência desapareça do contexto educacional, científico e turístico de Manaus”. O apelo foi lançado nesta terça-feira (9) pela deputada professora Therezinha Ruiz (PSDB), ao solicitar providências do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e das autoridades do Estado, para garantir o apoio necessário ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), visando a manutenção e funcionamento do Bosque da Ciência.
A deputada considerou lamentável que um espaço de visitação pública com 13 hectares de floresta, que recebe aproximadamente 100 mil pessoas por ano, possua apenas quatro servidores e alguns estagiários trabalhando na manutenção e atendimento aos visitantes.
Foi classificado por ela como preocupante que os valores gerados pelo pagamento de ingressos, ao preço de R$ 5, sejam depositados em uma conta federal e não retornem ao Inpa, conforme informações da coordenadora de Extensão do instituto, Rita Mesquita. “Vamos solicitar explicações ao Ministério da Ciência e Tecnologia sobre essa situação”, adiantou a deputada.
O Bosque da Ciência completou em abril, 24 anos de atividade, e dentre o público visitante, cerca de 70% tem acesso gratuito, com prioridade para crianças, idosos e grupos de estudantes das escolas de Manaus. De acordo com a pesquisadora Rita Mesquita, a partir desta terça-feira (9) as visitas serão restritas a grupos previamente agendados, e por tempo indeterminado.
ASSUNTOS: Amazonas, Bosque da Ciência, fechamento, Amazonas