Compartilhe este texto

Deputado vai ao MP e acusa governo do Amazonas de grampo ilegal

Por Portal Do Holanda

05/06/2019 18h03 — em
Amazonas



Manaus/AM - O Deputado Estadual Wilker Barreto, solicitou nesta quarta-feira (5), que a Procuradora Geral de Justiça do Estado, investigue o Governo do Amazonas e o Secretário Executivo-Adjunto de Inteligência, por ato ilegal de ‘Grampo Telefônico’.

Segundo o Deputado, que é líder da oposição ao atual Governo, existe uma forma ilegal, de espionagem, com gravação telefônica clandestina, utilizada no Brasil, a chamada "barriga de aluguel", termo usado para operações como: "querem interceptar um advogado, ou um político, por exemplo, e para isso utilizam um pedido num inquérito policial onde se investiga tráfico, coloca-se lá "traficante fulano de tal", mas ao invés de inserir o número desse traficante inserem o número da pessoa ou autoridade”. Ainda de acordo com o Deputado, já existiam suspeitas de que houvesse esse ‘monitoramento’, realizado por pessoas ligadas ao atual governo e após denúncia, foi confirmado que o ‘grampo’ vem sendo realizado.

 

Clique para baixar arquivo

Wilker ressalta que além de ser uma ‘perda de tempo’, o ‘grampo’é também ‘desvio de função e desvio de finalidade e financeira’.

O Deputado pede uma investigação junto ao sistema de apoio a interceptação telefônica "Guardião", para provar monitoramento ilegal por parte deste atual Governo, com as devidas apurações dos atos de improbidade. Além de, caso comprovado a escuta ilegal e diante das circunstâncias, que seja oficializada resposta para ele.

*Correção: Embora informado no documento o nome de Hebert Ferreira Lopes, como Secretário Executivo-Adjunto de Inteligência, o mesmo foi secretário apenas no Governo Amazonino Mendes, não sendo o secretário atual.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Grampo, Wilker Barreto, Amazonas

+ Amazonas