Compartilhe este texto

DPE-AM realiza passeio com adolescentes de projeto social em Manaus

Por Portal Do Holanda

04/03/2018 19h30 — em
Amazonas


Foto: Reprodução

Seis adolescentes do Projeto Ensina-me a Sonhar que conquistaram a oportunidade de estagiar na Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) celebraram o começo de uma nova vida com um passeio no Museu da Amazônia (Musa), na sexta-feira, dia 02 de março. O jovens foram acompanhados pelo defensor público-geral, Rafael Barbosa, e pelas defensoras públicas Dâmea Mourão e Monique Cruz, que coordenam o projeto juntamente com Juliana Lopes, também defensora pública.

Os jovens nunca tinham ido a um museu e, ao conhecer o Musa, se encantaram e ficaram atentos às explicações do guia sobre os animais e a vegetação característica da Amazônia. “Que peixe grande é esse?”, perguntou Ronaldo (nome fictício), impressionado com um pirarucu exposto em um dos aquários do museu.

Os adolescentes, que cumpriram medidas socioeducativas no Centro Socioeducativo Dagmar Feitosa, participam do projeto Ensina-me a Sonhar, iniciativa da DPE-AM, que visa a ressocialização, e foram selecionados pelo seu bom desempenho e comportamento.

Lançado em 27 de abril de 2017, no Dagmar Feitosa, o projeto utiliza atividades práticas e bate-papo com profissionais de diversas áreas de carreira para levar motivação e esperança para adolescentes que erraram, mas já cumpriram sua dívida com a Justiça, estando aptos a voltar ao convívio com a sociedade e em busca oportunidades para novos caminhos. Por meio do projeto, os jovens podem ser selecionados para estágio dentro da Defensoria Pública.

E é justamente a oportunidade de vida nova que os adolescentes ressaltam ao expressar o que de mais importante o projeto tem trazido para suas vidas. “É uma mudança radical. E para muito melhor”, disse em alto e bom som João (nome fictício), que cumpriu medida socioeducativa e hoje, aos 19 anos, está estagiando em umas das unidades da Defensoria e cursando Processos Gerenciais em uma faculdade particular. 

Para José (nome fictício), outro jovem de 19 anos, o projeto tem significado aprendizado e o surgimento de um caminho a trilhar na vida. O adolescente revela que nunca tinha ouvido falar em Defensoria Pública antes do projeto que o acolheu no Dagmar Feitosa e que agora está aprendendo muito sobre os direitos dos adolescentes e crianças no estágio na Defensoria Pública Especializada da Infância e Juventude Cível. Agora, José sonha em cursar Direito.

O projeto

Coordenado pelas defensoras públicas Juliana Lopes, Dâmea Mourão e Monique Cruz, o Ensina-me a Sonhar já atendeu, até dezembro de 2017, 120 adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. Neste período, foram 07 jovens selecionados e já estão estagiando na DPE-AM. Ao longo de seu primeiro ano, passaram pelo projeto 16 palestrantes de diversas áreas de carreira, que compartilharam com os adolescentes suas histórias de vida e de superação de dificuldades.

Para 2018, a DPE-AM estendeu o projeto, com mais 5 vagas de estágio, além das 10 já previstas para o Dagmar Feitosa. O Ensina-me a Sonhar também chegará a outros dois centros socioeducativos, o Senador Raimundo Parente, onde serão selecionados 3 estagiários, e o Marize Mendes, onde serão selecionados 2.

Dois dos estagiários iniciaram as atividades em setembro de 2017, dois em dezembro e três em janeiro deste ano. Eles estão estagiando na Defensoria de Atendimento a Criança e Adolescente (1), Defensoria de Atendimento a família no PAC Via Norte (2), Defensoria de Atendimento a família no PAC Alvorada (1), Defensoria de Atendimento a família do PAC da Compensa (1), Defensoria de Atendimento Civil do PAC Cidade Leste (1) e Defensoria de Atendimento ao Consumidor do PAC Cidade Leste (1).


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: dpeam, Manaus, projeto social, Amazonas

+ Amazonas