Drones vão auxiliar combate a crimes ambientais no Amazonas
Manaus/AM - A partir deste ano, o Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), vai usar Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARPs) para fiscalizar e combater os ilícitos ambientais no estado, segundo informou o diretor-presidente do Instituto, Juliano Valente.
A Aeronave Remotamente Pilotada (ARP), popularizada como “drone” ou “VANT”, é um equipamento robótico capaz de executar tarefas automatizadas de coletas de dados em superfícies de difícil acesso. O uso desse instrumento torna o trabalho de monitoramento e fiscalização mais ágil e eficaz.
Para o gerente de Fiscalização do Instituto, Hermógenes Rabelo, o uso da aeronave vai permitir captura de imagens de alta resolução da área fiscalizada. “Além de identificar a área de uma forma mais ampla, o equipamento dispõe também da opção de filmagem capaz de capturar aspectos relevantes para o resultado da fiscalização ambiental”, disse Rabelo.
Veja também
ASSUNTOS: crimes ambientais Amazonas, desmatamento Amazonas, drones Ipaam, fiscalização ambiental Amazonas, ipaam, Manaus, Amazonas