Eleição para conselheiros municipais de saúde acontece nesta semana em Manaus
Manaus/AM - Nove postos de votação serão montados na próxima sexta-feira (8), na eleição complementar para o cargo de conselheiro municipal de saúde. Coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e o Conselho Municipal de Saúde (CMS), o processo eleitoral complementar foi programado inicialmente para acontecer no dia 25 de maio, mas a data foi alterada devido ao ponto facultativo decretado pela Prefeitura de Manaus, considerando o desabastecimento de combustível na cidade.
Haverá eleição de representantes de usuários e de trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), no horário das 8h às 17h. O CMS é composto por 32 membros titulares e seus respectivos suplentes. Entre os membros titulares e suplentes, 25% são escolhidos entre representantes do governo e entidades prestadoras de serviços de saúde, 25% entre representantes de trabalhadores e 50% entre usuários SUS. No processo eleitoral do CMS, usuários elegem os representantes de usuários e trabalhadores elegem representantes de trabalhadores.
Locais de votação
O Distrito de Saúde (Disa) Oeste, localizado na rua Comandante Paulo Lasmar s/n, conjunto Santos Dumont, bairro da Paz, zona Oeste, terá três dos nove postos de votação, direcionados para o preenchimento de vagas nos segmentos: representantes suplentes de Associações, Confederações, Conselhos de Profissionais Regulamentados, Federações e Sindicatos; representante suplente de organizações de moradores da zona Oeste; e representante titular e suplente de entidades de aposentados e pensionistas.
Na sede do Disa Norte, localizada na avenida Max Teixeira, 3723, Cidade Nova, haverá a eleição para representante suplente de organizações de moradores da zona Norte. No Disa Sul, na avenida Umberto Calderaro, 300, Adrianópolis, acontecerá a votação para representante titular e suplente de entidades ambientalistas. No Disa Leste, na avenida Brigadeiro Hilário Gurjão, 452, São José Operário, a eleição será para vagas de representante titular e suplente de entidades e povos indígenas residentes no município de Manaus.
Outros dois postos serão montados no Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Metalúrgicas, na avenida Duque de Caxias, 1138, Praça 14 de Janeiro, zona Sul, para dois segmentos: titular e suplente de organizações religiosas e representantes de movimentos organizados de mulheres em saúde.
O nono posto eleitoral vai funcionar na Unidade Básica de Saúde (UBS) Almir Pedreira, na rua 9 de Maio, s/n, Lagoa Verde, zona Sul, com eleição para representantes, titular e suplente, de associações de portadores de deficiências (PCDs).
ASSUNTOS: conselheiro, eleição, Susam, Amazonas