Em ano de crise, Tesouro Nacional avalia como boa situação fiscal do Amazonas
A situação fiscal do Estado do Amazonas, de acordo com dados divulgados pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) nesta quarta-feira, dia 14, pode ser considerada boa conforme notas atribuídas no Boletim de Finanças de Entes Subnacionais e que se referem aos dados relativos aos exercícios de 2015 a 2018.
A análise das receitas correntes do Estado do Amazonas nestes quatro anos indicam expansão. Entre 2017 e o exercício de 2018, a expansão das receitas foi de 12,8%, passando de R$ 14,686 bilhões para R$ 16,567 bilhões. No mesmo período, as despesas também cresceram e a relação entre 2017 e 2018, indica expansão de 13,8%.
Amazonas tem nota A
Conforme o boletim, estados com notas A e B podem contrair empréstimos de bancos e outras entidades com garantia da União. O aval do governo federal viabiliza operações a juros mais baixos.
Neste sentido, nos três indicadores avaliados pelo documento do Tesouro, o Amazonas tem notas A no endividamento e na liquidez, enquanto tem B no indicador poupança corrente, que relaciona receita corrente e despesa corrente ajustada.
ASSUNTOS: crise, Estados, situação fiscal, Tesouro Nacional, Amazonas