Em Manaus, FCecon faz preventivos em mulheres do sistema prisional
Manaus/AM - Mulheres do sistema prisional de Manaus passaram por exames detalhados para prevenir o câncer de colo de útero, na terça-feira, dia 14, na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon). O atendimento faz parte da segunda fase do projeto “Autocoleta como Método de Rastreio do HPV em Mulheres Privadas de Liberdade”.
Ao todo, seis mulheres dos sistemas fechado e provisório passaram pelo preventivo em meio líquido e pela colposcopia, que é um exame onde se avalia vulva, vagina e colo do útero de maneira detalhada.
As mulheres também fizeram nova autocoleta, em que é colhido material para o preventivo. O dispositivo de autocoleta Coari permite que a própria mulher, sozinha, em um ambiente privado, introduza o aparelho no canal vaginal, sendo semelhante a um aplicador de creme vaginal.
Ambulatório nas prisões
Há menos de um mês, a FCecon esteve em unidades prisionais da capital e montou um ambulatório nos locais exclusivamente para esses exames. As seis mulheres que estiveram na FCecon nesta terça (14/01) não puderam, na ocasião, passar pelos procedimentos, pois estavam em seu período menstrual ou tinham utilizado creme vaginal.
“Após as coletas, vamos sentar e ver os resultados. Aquelas que tiverem indicação farão a conização (pequena cirurgia para a retirada de lesões em forma de cone no colo do útero) e todo o tratamento aqui na FCecon”, disse a médica, destacando que “a Fundação é de todos, os de liberdade e os sem liberdade”.
Parte dos exames será feita na FCecon, em conjunto com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e parte será feita em São Paulo e Minas Gerais, em laboratórios referenciados.
Veja também
ASSUNTOS: autocoleta, fcecon, Manaus, mulheres, Preventivos, sistema prisional, Amazonas