Compartilhe este texto

Em Manaus, Suframa adota medidas para prevenir infecção por coronavírus

Por Portal Do Holanda

17/03/2020 15h57 — em
Amazonas


Medidas adotadas visam reduzir risco de contaminação - Foto: Pedro Braga Jr/Portal do Holanda

Manaus/AM - A Suframa publicou na segunda-feira (16) a portaria nº 220/20, que estabelece medidas internas e externas de prevenção da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (Covid-19). A portaria define três níveis de risco de comprometimento da capacidade operacional da autarquia e também constitui internamente o Comitê de Acompanhamento e Controle da Covid-19, que ficará responsável pela organização de campanhas de conscientização, pelo monitoramento diário da evolução da transmissão do coronavírus e pela proposição de medidas de enfrentamento.

A Suframa aumentou a frequência da limpeza de banheiros, corrimãos, maçanetas e dispositivos de ponto eletrônico, além de providenciar a aquisição, instalação e manutenção de dispensadores de álcool gel em diversos pontos de circulação. Também providenciou o afastamento preventivo de servidores, colaboradores e prestadores de serviço a partir dos 60 anos de idade, gestantes, lactantes e portadores de doenças crônicas (com comprovação médica). Funcionários que tenham realizado viagens para localidades com casos confirmados de coronavírus ou que apresentem sintomas de síndromes respiratórias (H1N1, Influenza) também deverão suas atividades remotamente.

A entrada e o trânsito de público externo nas dependências das unidades administrativas da Suframa também foram limitados à entrega de documentos no Protocolo Geral (em caso de Nível I de risco) ou totalmente restritos (no caso dos níveis II e III), enquanto perdurar o estado de emergência de saúde pública.

Eventos suspensos

Também estão suspensos eventos, cursos, treinamentos e demais encontros com concentração de público e a utilização de auditório da Suframa e do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), bem como a participação de servidores, colaboradores e prestadores de serviço em eventos públicos, reuniões e encontros que promovam aglomerações fora da Suframa. As reuniões internas da Autarquia estão limitadas no máximo em até 10 pessoas.

No caso de unidades administrativas que atuam com serviços de conferência física de mercadorias nacionais, serão adotados, a princípio, os canais Verde e Azul de vistoria (a vistoria física dos canais Vermelho e Cinza será realizada a critério do poder discricionário do gestor responsável). Visitas, vistorias ordinárias e extraordinárias e inspeções técnicas em empresas beneficiárias de incentivos fiscais ou instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) também estão temporariamente suspensas.

De acordo com o superintendente da Suframa, Alfredo Menezes, diante da atual situação de emergência em saúde pública e da pandemia decretada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em decorrência do coronavírus, a instituição está buscando seguir todas as diretrizes estipuladas pelo governo federal para a prevenção do contágio e para o resguardo da saúde dos servidores e da população de uma forma geral.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: COVID-19, portaria nº 220/20, prevenir infecção, Suframa, zona franca, Amazonas, Coronavírus

+ Amazonas