Empreendedorismo ganha incubadora da UEA no interior do Amazonas
Manaus/AM - Ampliando as oportunidades para o interior, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) implantará neste primeiro semestre de 2020, a Pró-Incubadora no Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara (Cesit/UEA). O projeto é voltado exclusivamente para o desenvolvimento profissional do empreendedorismo local.
Além de Itacoatiara, a Escola Superior de Ciências Sociais (ESO/UEA), localizada em Manaus, também teve a proposta de ampliação da incubadora aprovada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
De acordo com a coordenadora do projeto no Cesit/UEA, Deolinda Ferreira Garcia, a incubadora será estruturada na sede da instituição com mão de obra local. Deolinda ressalta ainda que a iniciativa será de natureza mista, na intenção de atender diferentes linhas de produtos oriundos das ideias dos cursos regulares (Licenciatura em Computação e Engenharia Florestal) e demais cursos ofertados, mas podendo abranger ideias externas, inclusive de egressos do Cesit.
Neste primeiro momento, a Incubadora do Cesit atenderá alunos de graduação, professores, pesquisadores e egressos.
A coordenadora explica também que a ideia de levar a incubadora para o interior surgiu das oportunidades de treinamentos oferecidas pela Agência de Inovação (Agin/UEA). Deolinda revela que, entre os maiores incentivadores e apoiadores do projeto em Itacoatiara, estão os professores Sálvio Rizzato e Kátia Meirielle, e a pró-reitora de Planejamento da UEA, Maria Olívia Simão.
ASSUNTOS: Cesit, empreendedorismo, fapeam, incubadora, itacoatiara, UEA, Amazonas