Escolas municipais fazem adesão a metodologia educação integral
Manaus/AM - A cidade passa por mudanças na educação, uma delas é a adesão de escolas à educação integral, que trabalha uma metodologia democrática e participativa dos alunos, dos familiares e da equipe escolar, onde todas as atividades, regras e planejamentos são decididos por meio de assembleia. O aluno é protagonista do seu fazer, o que torna a escola um espaço mais prazeroso e agradável.
“Ao longo de sete anos de gestão, promovemos mudanças profundas na educação básica de Manaus, que saiu do 23º lugar no Ideb, para figurar entre as dez cidades com melhor desempenho. Mais que melhorias na infraestrutura das escolas, investimos em ações pedagógicas, inovamos na maneira de fazer educação, e isso tem refletido diretamente na vida dos nossos alunos, com melhores notas e tornando-os mais preparados para os desafios”, destaca o prefeito Arthur Virgílio Neto.
Atualmente, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) possui 13 escolas de educação integral, das quais seis em processo de implantação. O modelo educacional participativo chamou atenção do grupo internacional Instituto Ashoka Empreendedores Sociais e Alana, que concedeu o título de “Escolas Transformadoras” a duas unidades da capital. A escola municipal Waldir Garcia e o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Hermann Gmeiner são as únicas da região Norte do Brasil a receber o título, com destaque ao único centro de educação infantil com essa chancela.
“A educação integral e transformadora faz o diálogo com outros saberes, que vai além do que está no currículo pedagógico tradicional. Quando a gente olha para a educação de países desenvolvidos, percebemos que é diferente do que é trabalhado no Brasil. A concepção de educação que desenvolvemos é essa, voltada para as necessidades dos alunos, famílias e professores em uma sociedade globalizada”, explica a secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt.
Mudança de comportamento
Lucia Cortez, que está há 14 anos na direção da Waldir Garcia, disse que a mudança para educação transformadora aconteceu na vida profissional e pessoal, já que ela era uma pessoa muito fechada para o diálogo e tudo era decidido por ela e apenas comunicado ao corpo docente.
“Sou casada com um militar e o meu estilo sempre foi autoritário, eu decidia tudo e só comunicava. A partir do momento que eu conheci a metodologia da Educação Integral e Transformadora, passei a vivenciar o trabalho em equipe, com diálogo, protagonismo e empatia, mudei a minha postura profissional e pessoal, isso modificou a cara e o índice da Waldir Garcia”, disse a gestora.
Antes da mudança, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da Waldir Garcia era de 3,5 e um número elevado de alunos reprovados e de abandono escolar. Após a mudança e com 206 alunos do 1º ao 5º anos do ensino fundamental, a unidade está com o Ideb de 7,4 e zerou o índice de abandono e reprovação. A escola também é destaque pelo excelente trabalho que faz na inclusão de alunos estrangeiros.
“Manaus abraçou essa nova perspectiva educacional em 2015 e podemos dizer que esse foi um grande ganho nesse período. Passamos a focar no sujeito e a desenvolver um currículo diferenciado e isso fez com que Manaus recebesse destaque nacional e internacional”, avaliou a subsecretária de Gestão Educacional da Semed, Euzenir Trajano.
Fotos: Altemar Alcântara/Semcom
ASSUNTOS: Educação Integral, metodologia, Prefeitura de Manaus, Amazonas