Especialista dá dicas para quem deseja conseguir estágio e ingressar no mercado
Manaus/AM - O estágio é um período importante na construção da carreira, por ser a porta de entrada para o mercado de trabalho. Nessa fase, os estudantes adquirem experiência prática na área que pretendem atuar e têm a chance de fazer contato com profissionais renomados. A especialista em Gestão de Pessoas e assistente de desenvolvimento do setor Carreiras da UniNorte, Elisiane Silva, dá dicas para quem está em busca de uma oportunidade.
Segundo Elisiane, a primeira dica para quem está em busca de um estágio é ficar atento às competências exigidas pelas empresas, como flexibilidade, boa comunicação, tanto escrita quanto verbal, capacidade de trabalhar em equipe, bom humor e autoconfiança. “Nem todas as pessoas terão todas essas qualidades, mas é possível trabalhar para mostrar as que mais se destacam no seu perfil”, disse.
Outra dica é ficar atento à escrita correta das palavras, porque um dos critérios que mais elimina candidatos em um processo seletivo são os erros frequentes da língua portuguesa.
Durante a entrevista de estágio, o estudante deve ressaltar suas experiências pessoais, como trabalhos voluntários, conhecimento de outro idioma e participação em palestras e eventos. Também é importante estudar a empresa antes da entrevista, saber quais são seus objetivos e valores, porque isso demonstra interesse e desejo de trabalhar no local.
Atrasos nas entrevistas não são bem vistos pelos recrutadores. Por isso, o ideal é chegar com pelo menos 15 minutos de antecedência. “Se a empresa for distante, uma dica é ir no dia anterior até o local, para conhecer o caminho e saber a melhor forma de chegar”, acrescentou.
Para quem já conseguiu uma vaga de estágio, a principal orientação é para que leve o trabalho a sério. “O estudante deve tratar essa oportunidade como a porta de entrada para o mercado de trabalho. Se o empregador gostar da atuação, provavelmente irá pensar em efetivar o estagiário”, frisou.
De acordo com Elisiane, o estagiário deve fazer perguntas, ter iniciativa, ser flexível, sociável, porque isso ajuda no network, e pedir feedback da empresa sobre o seu desempenho.
ASSUNTOS: dicas, especialista, estágio, Amazonas