Estudantes da Uninorte fazem ‘piada’ com pacientes de hospital em Manaus
Três estudantes de enfermagem da Uninorte se envolveram em uma polêmica, nesta sexta-feira (16), após publicarem uma foto em uma rede social, fazendo ‘piada' e desrespeitando os portadores do vírus HIV/AIDS que são tratados na Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado, localizado na avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste.
Com os rostos cobertos a frase na imagem dizia: “Quando você descobre que o estágio é no Tropical”. A publicação gerou revolta na população. "Pessoas assim deveriam rever suas escolhas profissionais”, disse um internauta. "Enfermagem e uma das profissões mais lindas que existem na área da saúde, mas por pessoas que não sei porque ainda tem essa mentalidade, que deveriam aprender a acolher e cuidar dos pacientes, geram mais preconceito e discriminação”, opinou outro.
Em nota a faculdade Uninorte lamentou o ocorrido e salientou que medidas serão tomadas conforme o regimento Geral da Instituição.
Nota na íntegra
Sobre o episódio lamentável envolvendo a postagem de alunos, em perfil pessoal, de forma ofensiva à Fundação de Medicina Tropical Dr Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), a UniNorte vem a público esclarecer que repudia veementemente qualquer manifestação discriminatória e preconceituosa dirigida a pessoas ou instituições.
Atitudes como essas serão apuradas e as medidas serão tomadas conforme o regimento Geral da Instituição.
A UniNorte lamenta o ocorrido e ressalta a importância da FMT-HVD como referência em doenças tropicais no país e internacionalmente. A UniNorte mantém parceria com o órgão em programas de estágio, cuja contribuição tem sido inestimável na formação dos seus alunos para o mercado de trabalho.
O O Fórum Amazonas de OSC IST HIV AIDS E HEPATITES VIRAIS e Tuberculose também repudiaram a atitude dos estudantes. "Devido a atitudes como essa que combatemos há mais de 35 anos, e que se perpetuam através daqueles que são os que primeiro deviam nos cuidar, já que o cerne da profissão da enfermagem é o cuidado”, diz um trecho da nota.
ASSUNTOS: discriminação, estudantes de enfermagem, HIV/Aids, Uninorte, Amazonas