Estudantes revitalizam lixeiras em terminal de ônibus de Manaus
Manaus/AM - Lixeiras abandonadas e doadas ganharam uma nova cara pelas mãos de alunos da Escola Estadual Benedito Almeida, localizada no bairro Mauazinho, zona Leste de Manaus. Os itens, que fazem parte do projeto “Conservar, Transformar e Brincar”, da unidade de ensino, foram expostos nesta segunda-feira (1º), no Terminal de Ônibus T3, na Cidade Nova. A ação teve como objetivo sensibilizar a população sobre a importância da conservação.
Além da mostra, a iniciativa contou com palestras, coleta de lixo e doação de brinquedos confeccionados com material reciclável, também frutos do projeto. De acordo com o professor responsável pelo “Conservar, Transformar e Brincar”, Girleno Menezes, são vários os benefícios da ação – como, por exemplo, incentivar os estudantes da E.E. Benedito Almeida a cuidar do meio ambiente com atividades que visam transformar, positivamente, o meio em que eles vivem.
“O Mauazinho, onde parte desses alunos moram, é uma área de difícil acesso para caminhões de lixo e outros sistemas de coleta. Por conta disso, era bastante comum eles [os estudantes] terem de pular por cima de entulhos para chegarem à escola. O bairro todo ficava repleto de lixo”, afirmou Girleno.
Foi então que o educador, juntamente com os alunos, resolveu criar o projeto, há mais ou menos um ano. Desde lá, o grupo já embelezou cerca de 60 ‘tambores lixeiras’ – que foram doadas a unidades de ensino de Manaus, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e, agora, ao terminal de ônibus T3. “Já temos outras doações agendadas para a Cozinha Comunitária, na Vila da Felicidade, e Casa Mamãe Margarida, no São José Operário”, adiantou o professor.
ASSUNTOS: Amazonas, Cidade Nova, Manaus, seduc-am, Terminal 3, Amazonas