Ex-prefeito de Alvarães é suspeito de chefiar organização criminosa e desviar mais de R$ 10 milhões
Manaus/AM - O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), por meio do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), deflagrou na manhã desta terça-feira (18), a Operação Caiçara, que tem por objetivo o cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão nas cidades de Manaus, Itacoatiara e Alvarães. Todos os mandados foram cumpridos com sucesso.
Os Promotores de Justiça investigam a prática de desvios de verba pública da Prefeitura de Alvarães, no período de 2012 a 2016.
De acordo com as investigações, o prefeito à época, Mário Litaiff, é suspeito de chefiar uma organização criminosa que desviava recursos públicos, fraudava licitações e praticava lavagem de dinheiro. Os desvios apurados podem chegar a mais de R$10 milhões de reais.
Além do ex-prefeito de Alvarães, a irmã dele, Marina Tomás Litaiff, que atuava como Secretária Municipal de Finanças, empresários e servidores públicos municipais atuavam orquestradamente.
“A operação caiçara foi deflagrada hoje, e agora vamos analisar os documentos e demais meios de provas que foram encontrados com as buscas e em momento posterior vamos notificar os investigados para interrogatório e prosseguir com oferecimento da denúncia”, disse o Promotor de Justiça Cláudio Tanajura.
Veja também
ASSUNTOS: Manaus e Itacoatiara, Mário Litaiff, mp-am, Amazonas