Compartilhe este texto

Ex-presidente do PT Amazonas é condenado a 7 anos de prisão por estelionato

Por Portal Do Holanda

10/07/2018 10h09 — em
Amazonas


Foto: Reprodução/FacebookValdemirSantana

Manaus/AM - O ex-presidente do Partido dos Trabalhadores do Amazonas, Valdemir de Souza Santana foi condenado a 7 anos e 7 meses de prisão pela Justiça Federal pelos crimes de estelionato e apropriação indébita de bens quando era presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas. A juíza Ana Paula Serizawa do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), foi quem determinou a prisão do petista e dos advogados Celso Valério Vieira e Amadeu Maués Filho, que defendiam o sindicato à época. 

Os três foram denunciados em 2012, por realizaram a alienação de equipamentos e bens da Benq Eletroeletrônicos Ltda., avaliados em R$ 7,4 milhões, que serviriam para pagamentos de dívidas trabalhistas de ex-funcionários da empresa. Os bens da empresa foram penhorados em 2009 e repassados a outras empresas, sem autorização judicial, e os valores não foram recolhidos ao sindicato e nem transferidos aos trabalhadores. 

A sentença da juíza foi expedida no dia 16 de junho, conforme a movimentação do processo 0021873-40.2013.4.01.3200. Ela estipulou ainda, 5 anos de prisão a Amadeu Maués Filho e 7 anos e 7 meses para Celso Valério Vieira. A juíza Ana Paula Serizawa determinou o regime semiaberto para o cumprimento das sentenças e o direito aos mesmos de recorrerem em liberdade. 

Clique para baixar arquivo


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: PT, Sindicato Metalúrgicos, TRF-1, Amazonas

+ Amazonas