Fapeam e CNPq lançam edital que contempla projetos para pesquisadores de núcleos de excelência
Manaus/AM - Com um investimento de R$ 2 milhões, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), lançaram o edital do Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex). O edital apoia a execução de projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, visando dar suporte financeiro aos trabalhos dos grupos de pesquisas com excelência reconhecida no Estado de Amazonas.
Os interessados podem submeter os projetos até o dia 30 de janeiro de 2019 por meio de formulário online específico via Sistema de Gestão da Informação da Fapeam (Sigfapeam), disponível no endereço eletrônico: http://www.fapeam.am.gov.br. A divulgação da análise de enquadramento deverá ocorrer a partir do mês de maio de 2019.
Segundo o presidente da Fapeam, Edson Barcelos, o Pronex é um programa que visa consolidar alguns grupos de pesquisas da região, por meio da união de pesquisadores de alta produtividade.
“Serão novos grupos que a Fapeam e o CNPq estarão apoiando para a melhoria de um nível científico cada vez melhor na região. Esses grupos geralmente são pesquisadores que são envolvidos em cursos de nível de mestrado e doutorado, ou seja, é uma forma de melhorar os cursos de pós-graduação Stricto Sensu das instituições de ensino superior do Amazonas’’, disse.
Requisitos - O edital é destinado para pesquisadores bolsistas de Produtividade categoria I do CNPq (PQ ou DT), residentes no Estado, que se apresentem como líderes de Núcleos de Excelência e que tenham vínculo empregatício permanente com instituições científicas e tecnológicas sediadas no Amazonas dos seguintes tipos: ensino superior, públicas ou privadas, Institutos e Centros de Pesquisa e empresas públicas de atividades de pesquisa em Ciência, Tecnologia ou Inovação.
Para mais informações acesse o edital PRONEX/FAPEAM/CNPq: http://www.fapeam.am.gov.br/editais/edital-n-0112018-pronexfapeamcnpq/
ASSUNTOS: CNPQ, fapeam, Manaus, Amazonas