Compartilhe este texto

FCecon avalia 35 pesquisas sobre doenças cancerígenas de alta incidência no Amazonas

Por Portal Do Holanda

13/03/2018 16h11 — em
Amazonas


Foto: Divulgação/Semcom

Manaus/AM - Os resultados parciais de 35 pesquisas desenvolvidas através da 7ª edição do Programa de Apoio da Iniciação Científica (Paic), da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), serão apresentados a uma banca avaliadora, nos dias 15 e 16 deste mês. As defesas orais serão realizadas na sede da Fundação (rua Francisco Orella, bairro Planalto, zona centro-oeste).

As pesquisas tratam de estudos epidemiológicos que buscam entender a frequência e o perfil dos pacientes para determinados tumores; e o grau de estadiamento da doença (evolução dos tumores nos pacientes antes de eles chegarem à Fundação). Dos 35 trabalhos de estudantes de universidades públicas e privadas de Manaus, 24 recebem apoio financeiro através de bolsas cedidas pela Fapeam.

A diretora de Ensino e Pesquisa da FCecon, Kátia Luz Torres, explicou que entre os temas mais abordados, está o câncer de colo de útero, doença considerada a mais incidente no Amazonas para o sexo feminino e que tem previsão de 840 casos, em 2018, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

A FCecon publica, anualmente, no mês de abril, o Edital para submissão de trabalhos ao Paic. Os alunos que submetem projetos passam por um rigoroso processo avaliativo. Na ocasião, são analisados o perfil, currículo e o coeficiente de rendimento escolar do candidato. Quanto ao projeto, é observada a qualidade, a consistência das informações, a relevância e a metodologia utilizada. Por último, o material passa por avaliação do orientador que o acompanhará ao longo do processo.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: fapeam, fcecon, pesquisas, Amazonas

+ Amazonas