FCecon comemora Dia da Mulher com dia de beleza para pacientes com câncer

Manaus/AM - A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) realizou o evento “Manhã de Beleza” para pacientes com câncer em alusão ao Dia Internacional da Mulher, nesta quinta-feira (8), no Ambulatório da FCecon, localizado no bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste de Manaus.
De acordo com a diretora-presidente da Fundação, engenheira biomédica Ana Paula Lemes, a programação incluiu a entrega de perucas às pacientes, cortes de cabelo, maquiagem, sorteio de brindes, apresentação musical e design de sobrancelhas. Cerca de 300 pessoas participaram das atividades.
Membro do Dpcc-FCecon, a assistente social Aleksandra Oliveira pontuou sobre a importância das mulheres se olharem no espelho e sentirem segurança, mesmo durante o tratamento oncológico. “É uma forma de enfrentar a doença por meio do amor próprio. Posso, estou aqui e irei vencer”, orientou.
Exemplo de superação
Um exemplo de garra e superação. Assim se auto define a aposentada Maria Raimunda, 64, que descobriu que estava com câncer na mama direita há dez anos. O tumor maligno, estágio dois, foi considerado tratável, apesar de já ter ultrapassado a fase inicial da doença. Ela contou que no início a notícia a abalou mas, em 2009, deu início ao tratamento na FCecon. No ano seguinte já estava fazendo quimioterapia e radioterapia. “Foi difícil. A mama teve que ser retirada (mastectomia radical), os cabelos caíram. Fiz fisioterapia por três meses para recuperar os movimentos do braço direito. Foram anos de luta contra a doença. Contudo, hoje posso contar a vitória”, comemorou.
“A FCecon está de parabéns pela iniciativa para humanizar o atendimento. Trata-se de um momento de conscientização e sensibilização. Os pacientes não podem desistir do tratamento, por mais difícil que pareça. Adorei a Manhã de Beleza. Cortei o cabelo, fiz maquiagem para ficar mais linda do que sou. Parabéns a todas as mulheres”, concluiu a paciente.

ASSUNTOS: câncer, dia internacional da mulher, fcecon, Amazonas