Fiscalização flagra compressas reutilizadas e falta de equipamentos básicos em hospital no Amazonas
Manaus/AM - Uma fiscalização realizada pelo Ministério Púbico do Estado (MP/AM) em parceria com Fundação de Vigilância Sanitária (FVS) e os Conselhos Regionais de Farmácia, Medicina, Enfermagem, flagrou uma série de irregularidades graves em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Hospital Regional Raimunda Lobato Ferreira, localizados no município de Urucará.
De acordo com o MP, nas unidades foram registrados problemas como a falta de farmacêuticos e de equipamentos básicos, como encubadoras e outros, quantidade de médicos e enfermeiros insuficientes, armazenamento inadequado de bolsas de sangue, além de profissionais administrativos sem qualificação atuando dentro das farmácias.
No hospital, a equipe descobriu ainda que até as compressas utilizadas para conter o sangue e limpar cirurgias, que deveriam ser obrigatoriamente descartáveis, estavam sendo reutilizadas. Segundo o MP, um relatório com as falhas deve ser apresentado a prefeitura de Urucará e ao Governo do Estado para que as devidas providências sejam tomadas.
ASSUNTOS: Amazonas, hospitais, problemas, Amazonas