FVS ainda investiga origem de um dos quatro novos casos de coronavírus no Amazonas
Manaus/AM - A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) e a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) atualizaram para sete o número de pacientes com casos confirmados do novo coronavírus no Estado. A diretora-presidente do órgão, Rosemary Pinto, informou que seis dos sete casos são importados, não tendo registro de transmissão local ou comunitária da Covid-19 no Amazonas.
Três dos quatro novos casos são possui um vindo dos Estados Unidos da América (EUA) e dois do estado de São Paulo. O 7º caso ainda está tendo a sua origem investigada podendo ou não ser o primeiro caso de transmissão local ou comunitária no Amazonas.
Os três primeiros casos divulgados até a última quinta-feira (19), são de pacientes que vieram de Londres, Espanha e do Peru. A primeira paciente que veio de Londres deve sair do isolamento na próxima semana.
Tipos de transmissões
Além da transmissão importada, existem a local e a comunitária. A transmissão local é quando um dos infectados que vieram do exterior passa o vírus para alguém próximo, como familiar ou amigos. Sendo possível ser identificado a origem do contágio. Já a transmissão comunitária consiste no contágio do vírus sem que se tenha conhecimento da origem de quem foi o propagador da doença.
Veja também
ASSUNTOS: coronavírus amazonas, coronavírus Manaus, COVID-19, FVS-AM, Susam, transmissão comunitária, transmissão local, Amazonas