FVS Amazonas aponta que grávidas e puérperas estão muito sujeitas a contrair coronavírus ou H1N1
Manaus/AM - A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), em coletiva neste sábado (28), alertou sobre o risco de grávidas e puérperas - mães que acabaram dar à luz - em relação ao coronavírus e às síndromes respiratórias.
Segundo a diretora da FVS Amazonas, Rosemary Pinto, grávidas estão muito sujeitas a contrair a Covid-19 e especialmente a H1N1. E embora elas não façam parte do grupo de risco do coronavírus, podem ficar em grande risco caso contraiam a doença conhecida como gripe suína:
"A H1N1 pode até matar as grávidas, É importante ressaltar que nesse momento é muito mais grave que uma grávida tenha H1N1 ou Influenza do que o novo coronavírus. O coronavírus não está afetando severamente criancas bebês ou grávidas, porém o H1N1 tem uma predileção por grávidas e pode até matá-las. Por isso é fundamental que a grávida que tenha sintomas respiratórios, febre ou dificuldade para respirar, procure o sistema de saúde para ter o tratamento adequado.", informou.
Segundo Rosemary, no início da semana, uma mãe que havia acabado de ter o seu bebê apresentava sintomas respiratórios e realizou o teste para coronavírus: "Foi coletada amostra dela e do bebê e felizmente ambas foram negativas para o novo coronavírus.".
Veja também
ASSUNTOS: coronavírus amazonas, coronavírus Brasil, coronavírus Manaus, COVID-19, grávidas coronavírus, h1n1, notícias amazonas, novo coronavírus, Amazonas, Coronavírus