Compartilhe este texto

Governo fecha acordo inédito para regularizar pagamentos de terceirizados da saúde

Por Portal Do Holanda

24/11/2017 19h01 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - O Governo do Amazonas assinou um acordo histórico, nesta sexta-feira(24), se comprometendo a regularizar os pagamentos atrasados com as empresas que prestam serviços para saúde. O documento foi assinado na sede da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), após uma reunião do secretário de Saúde em exercício, Orestes de Melo Filho, com os representantes das empresas.

Esta é a primeira vez que um acordo com definição de calendário e forma de pagamento de passivos é estabelecido, o que vai permitir a regularidade dos pagamentos, conforme explica Francisco Deodato. As empresas afirmam que, nas gestões passadas, como não havia acordo, as datas não eram cumpridas.

Pelo acordo, ficou estabelecido que o Governo vai efetuar o pagamento de um mês referente a esta administração, entre 11 e 15 de dezembro, e metade de um mês referente ao passivo, no período de 18 a 22 de dezembro. Na primeira semana da segunda quinzena de janeiro de 2018, pagará mais um mês referente a esta administração e mais a metade de um mês referente ao passivo. O restante do passivo será parcelado a contar de fevereiro até outubro de 2018.

O acordo do parcelamento será feito individualmente, com cada uma das empresas, uma vez que os atrasos variam de um a cinco meses, mas a garantia é de que todos receberão os atrasados até outubro de 2018.

O secretário de Saúde em exercício, Orestes de Melo Filho, ressaltou que o acordo é fruto da determinação do governador Amazonino Mendes “A atual gestão sempre reconheceu a dívida, mesmo não sendo feita agora, mas temos que negociar dentro das condições orçamentárias e do que é permitido do ponto de vista legal”, destacou..

Segundo ele, o acordo trará reflexos positivos no atendimento nas unidades. “Esperamos que se reflita na normalidade dos serviços, dando aos profissionais terceirizados mais tranquilidade para desempenharem suas atividades e, também, para que possamos trabalhar no avanço dessa assistência que hoje precisa melhorar e atender aos anseios dos usuários do sistema de saúde”, afirmou.

A Susam informa que vem negociando com as empresas desde os primeiros momentos da gestão, que iniciou em 5 de outubro. Tanto que já realizou, em novembro, mais de R$ 44 milhões de pagamentos pactuados em uma reunião anterior, para dar fôlego às empresas, enquanto se fazia um diagnóstico da situação e um planejamento para propor a regularização dos pagamentos.

Assinaram o Acordo –  Coopaneo, Coopanest, Coopenure, Iete, Coopati, Cooped, Coap, Imed, Igoam, Icea, Univasc, Cooperclin, Saap, Queiroz, Cardiobaby, Cooperfint e S J Atividade Médica Hospitalar.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: pagamentos, saúde, terceirizados, Amazonas

+ Amazonas