Governo inicia construção de política pública para pesca esportiva no Amazonas
Manaus/AM - O secretário estadual do Meio Ambiente e presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas, Marcelo Dutra, anunciou nesta quinta-feira (05), que o Governo do Estado está promovendo o maior debate democrático para o processo de construção da Política Pública para desenvolver a pesca esportiva no Amazonas, que atrai cerca de 10 mil turistas e movimenta mais de R$ 50 milhões por ano.
Marcelo Dutra informou que, quando assumiu o governo, em outubro de 2017, o governador Amazonino Mendes determinou à Sema e ao Ipaam a elaboração de propostas para o desenvolvimento do turismo de pesca esportiva.
Desenvolvimento - Na avaliação de Marcelo Dutra, o Amazonas é o maior provedor de serviços ambientais do planeta e turismo da pesca esportiva tem que se encarado como um modelo de desenvolvimento econômico com bases sustentáveis. “A Zona Franca de Manaus vai ter, um momento ou outro, que fazer um transplante de coração. E vamos ter que tirar dependência da entrada de componentes e partir para uma indústria de base regionalizada de biodiversidade e nessa diversidade biológica inigualável, invejável que tem o Amazonas”, enfatizou.
Segmento forte - Atualmente, o segmento atrai cerca de 10 mil turistas e profissionais por temporada e movimenta mais de R$ 50 milhões por ano no estado, segundo o diretor de Marketing da Amazonastour, Nicolas Cabral. Por isso, ele explica que o evento é importante para o estado, pois a pesca esportiva é forte no Amazonas, podendo até trazer turistas de fora do país.
ASSUNTOS: economias, pesca esportiva, Amazonas