Governo quer contratar agentes penitenciárias por meio de processo seletivo no Amazonas
Manaus/AM - Na última segunda-feira (10), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, esteve em Manaus e analisou que a crise do sistema penitenciário do Estado ocorreu por causa do número baixo de agentes penitenciários. Devido a essa insuficiência, o governo tenta autorização de órgãos fiscalizadores para realizar um processo seletivo que viabilizará a contratação temporária desses profissionais.
Um acordo esta sendo discutido pela Secretaria de Administração Penitenciária do Amazonas (Seap) com o Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) e o Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC-AM).
A opção pelo processo seletivo não é vista com bons olhos pelos órgãos, que sempre apontam para a realização de concurso público, mas pelo Estado já estar acima do limite de gastos com pessoal e pela necessidade emergencial nas contratações a opção de contratação temporária é apontada como um alternativa mais viável pela Seap.
A realização do concurso público deve ser trabalhada em paralelo, mas sem previsão de quando será lançado um edital e nem de quando as contratações serão autorizadas. O último concurso para a área foi realizado em 1986.
ASSUNTOS: Amazonas, chacina, Manaus, massacres, Processo Seletivo, seap, Sistema penitenciário, Amazonas