Governo quer economizar com gerenciamento do Hospital PS 28 de Agosto
Manaus/AM - Instituições interessadas em se qualificarem como organização social na área da Saúde do Estado do Amazonas (Susam) podem apresentar documentação necessária para a qualificação na sede da Susam, localizada na avenida André Araújo, 701, bairro Aleixo, em Manaus.
O comunicado foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 17/02. Segundo a publicação, a Susam pretende firmar em março deste ano contrato de gestão com organização social para o gerenciamento do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, localizado Manaus.
O secretário estadual de Saúde, Rodrigo Tobias, afirma que com o gerenciamento da unidade realizado por uma organização social será possível aliar serviço de melhor qualidade com economia de recursos.
"Entendemos que esse modelo de gestão aumenta o nível da qualidade do serviço, e nos permitirá comparar esta unidade com outras de mesmo porte, ajudando a descobrir porque uma unidade é mais eficiente que outra. A perspectiva do governo é que a gente economize em torno de 25% por mês", diz Rodrigo Tobias.
O secretário afirma que o modelo de gestão de unidades por organização social, que está consolidado em vários estados, é apenas uma das formas que o Amazonas tem lançado mão para tornar a rede pública de saúde mais eficiente.
A organização social é um modelo de gestão na área da saúde pública presente em outros estados há mais de 25 anos, e o sucesso de uma gestão que tem uma organização social se dá no dispositivo de controle e avaliação das metas acordadas entre o governo e a contratada, afirma Rodrigo Tobias.
ASSUNTOS: Hospital 28 de Agosto, organização social, saúde, Amazonas