Guedes afirma que não irá ‘ferrar’ o Brasil para dar vantagens à Zona Franca
Manaus/AM - A polêmica declaração do ministro da Economia Paulo Guedes, em entrevista para a GloboNews sobre a Zona Franca de Manaus (ZFM), nesta quarta-feira (17), trata sobre a intenção de eliminar o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para outras regiões do País. Ato que retiraria vantagens fiscais da ZFM.
Com os incentivos fiscais o Estado possui 60% de sua arrecadação oriundo das empresas instaladas na ZFM, assim não precisando explorar os recursos da floresta amazônica, garantindo sua preservação. Além disso, o Polo Industrial de Manaus (PIM) possui mais de 500 mil empregos gerados em todo o Brasil, em empregos diretos e indiretos.
Durante a entrevista, Paulo Guedes afirmou que o governo tem a proposta de criar o Imposto sobre Valor Agregado (IVA), unindo quatro impostos, eliminado o IPI. Sobre essa perda para a Zona Franca com a exclusão do IPI, Paulo Guedes usou de ironia para explicar o que vai acontecer.
“As respostas são muito claras, a Zona Franca fica do jeito que está, ninguém nunca vai mexer com ela. Agora, quer dizer que o Brasil não pode ficar mais eficiente, porque tem que manter [a ZFM]? Quer dizer que eu tenho que deixar o Brasil bem ferrado, bem desarrumado, porque se não, não tem vantagem para Manaus?”, declarou o ministro em resposta à jornalista Miriam Leitão.
Confira a declaração do ministro em vídeo abaixo
Veja também
ASSUNTOS: paulo guedes, PIM, zona franca de manaus, Amazonas