Compartilhe este texto

H1N1: Vacinas estão em Manaus e já estão sendo distribuídas aos municípios

Por Portal Do Holanda

17/03/2019 18h10 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/Am - A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) recebeu, na manhã deste domingo (17), mais seis volumes de carregamento da vacina contra a Influenza (gripe), completando um milhão de doses que o Ministério da Saúde (MS) garantiu entregar neste fim de semana para antecipar a campanha de vacinação no Amazonas. A campanha vai iniciar na próxima quarta-feira (20).

Ainda no sábado (16), quando chegou a primeira remessa, Manaus foi a primeira cidade a receber parte do carregamento, que será concluído na segunda-feira (18) com a entrega de 233 mil doses restantes. No total, a capital amazonense terá 455.090 vacinas. Entre sábado e a manhã deste domingo também foram enviadas doses de vacina para os municípios de Tefé (21.319), Itacoatiara (26.370) e Manacapuru (24.230).

Na segunda-feira (18), estão agendados para receber os municípios de  Anamã, Anori, Autazes, Beruri, Caapiranga, Careiro, Careiro da Várzea, Iranduba, Itapiranga, Japurá, Manaquiri, Novo Airão, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, São Sebastião do Uatumã, Silves, Urucará e Urucurituba. Segundo a coordenadora Estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), Izabel Nascimento,  no decorrer da semana, as vacinas devem ser entregues aos demais municípios.

A estimativa populacional para a campanha de vacinação contra a Influenza no Amazonas é de 1.103.723 pessoas, que fazem parte do público-alvo definido pelo Ministério da Saúde para ser imunizado. A meta é vacinar 90% do público alvo.

A diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Rosemary Costa Pinto, explica que está sendo realizada uma “força-tarefa de guerra” pelo Estado e prefeituras dos municípios para distribuir as vacinas para a Região Metropolitana de Manaus, além da articulação com a Casa Militar para disponibilizar aviões do Governo em parceria com a Força Aérea Brasileira (FAB) para o envio aos municípios mais distantes.

Fazem parte dos grupos prioritários as crianças de seis meses e menores de seis anos; idosos acima de 60 anos; todos aqueles, independente de faixa etária, que tenham doenças crônicas (hipertensos, diabéticos, imunodeprimidos, transplantados, pessoas com câncer); além de grávidas, puérperas até 45 dias após o parto; trabalhadores da saúde, profissionais da educação, povos indígenas, pessoas privadas de liberdade e profissionais do sistema prisional.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: h1n1, VACINA, Amazonas

+ Amazonas