Compartilhe este texto

Hemoam inicia testes para identificar malária em sangue de doadores

Por Portal Do Holanda

18/01/2018 14h19 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), se prepara para passar a fazer também testes para identificar malária no sangue coletado de seus doadores. A previsão é que o projeto piloto, que tem a parceria da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), inicie até o mês de março. Será o primeiro hemocentro do País a fazer pesquisa deste tipo de doença, no sangue dos doadores.

Segundo o diretor-presidente do Hemoam, Nelson Fraiji, a inclusão do teste, ainda inédito no Brasil, foi uma demanda do Amazonas, por conta de haver risco de transmissão da malária por doador de sangue assintomático. Se a experiência der resultado, o procedimento será aplicado aos demais estados do País.

Nos dias 9 e 10 deste mês, técnicos da Fiocruz visitaram o laboratório de Teste de Ácidos Nucleicos (NAT, sigla em Inglês) do Hemoam, para avaliar as mudanças que necessitarão ser feitas para ampliar a pesquisa do sangue coletado também para malária. Uma nova visita está agendada para fevereiro, ocasião em que serão discutidas outras estratégias da pesquisa, até o teste piloto previsto para março. Atualmente, todo o sangue doado no Hemoam passa por testes para identificar hepatite B e C, Doença de Chagas, HIV, Sífilis e outras doenças que afetam o sistema nervoso e imunológico. Para fazer o teste também para a malária, será implantado um novo sistema no laboratório, além da substituição de equipamentos.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: FHemoam, Amazonas

+ Amazonas