Compartilhe este texto

Horário de Unidades de Saúde da Família pode ser ampliado em 21 municípios do Amazonas

Por Portal Do Holanda

21/05/2019 12h41 — em
Amazonas


Foto: Divulgação / Semcom

Manaus/AM - O Amazonas tem 21 municípios e 41 unidades aptas a participar do programa Saúde na Hora, lançado pelo Governo Federal para ampliar o horário de funcionamento das Unidades de Saúde da Família (USF). De acordo com o Ministério da Saúde (MS), os municípios que aderirem ao programa vão dobrar os recursos destinados para cada unidade de horário ampliado. Em todo o Brasil, 2.289 unidades em 400 municípios estão aptas a aderir ao Saúde na Hora.

No Amazonas, estão aptos para a adesão, além da capital Manaus, os municípios de Anori, Atalaia do Norte, Barcelos, Beruri, Boa Vista do Ramos, Canutama, Eirunepé, Fonte Boa, Iranduba, Itacoatiara, Juruá, Jutaí, Manacapuru, Manaquiri, Maués, Parintins, São Paulo de Olivença, Tabatinga, Tefé e Uarini.

No total, 41 Unidades de Saúde da Família se encaixam nos critérios para aderir ao programa em todo o Amazonas.

Critérios

São requisitos para aderir ao novo horário ampliado: abrir na hora do almoço, abrir à noite e, se quiser, aos finais de semana; possuir gerente de USF; manter atualizado o prontuário eletrônico; e possuir estrutura adequada para comportar as equipes. De acordo com o Departamento de Atenção Básica (Dabe), da Susam, atualmente, 18 municípios estão com seus prontuários eletrônicos implantados.

Como funciona

Conforme o MS, nas unidades que aderirem ao Saúde na Hora, metade dos atendimentos terá que ser feito sem agendamento, além da oferta de consultas médicas e de enfermagem nos três turnos (manhã, tarde e noite). Consultas de pré-natal, vacinação, coleta de exames e pequenos procedimentos cirúrgicos, como suturas, estão entre os atendimentos que devem ser garantidos.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas, Manaus, ministério da saúde, Prefeitura de Manaus, Saúde da Família, Amazonas

+ Amazonas