Indígena é ameaçada ao denunciar cacique durante reintegração de posse em Manaus
Manaus/AM - A indígena Elisângela Silva Lins, foi ameaçada de morte durante uma reintegração de posse que acontece na manhã dessa terça-feira (13), no bairro Tarumã, na Zona Oeste.
Ela denunciava um cacique que teria assumido em julho as negociações junto ao dono do terreno. Segundo Elisângela, o representante dos indígenas teria feito acordo e conseguido uma parte da propriedade para que as famílias ficassem desde que o limite da área fosse respeitado e a comunidade não avançasse para outro trecho.
No decorrer do processo, o Cacique teria voltado atrás e com isso, passou a incentivar o proprietário a solicitar a reintegração: “O cacique mandou a gente entrar e depois se vendeu para o dono”, declara Elisângela.
Enquanto concedia entrevista , a indígena foi abordada por uma mulher que saiu em defesa do cacique e iniciou uma discussão. Em seguida, um homem se aproximou e juntamente com a mulher, ameaçou Elisângela e tentou intimidar a equipe do Portal do Holanda.
A reintegração de posse e a demolição das casas no local, deixaram pelo menos 700 famílias desabrigadas, entre elas várias crianças que estavam jogadas na beira da rua.
ASSUNTOS: indígena, Manaus, reintegracao de posse, Amazonas