Infectologista orienta manauaras sobre cuidados para prevenção contra coronavírus
Manaus/AM - A transmissão do coronavírus, como a de qualquer síndrome gripal, costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva; espirro; tosse; catarro; contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão; contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos. Segundo a infectologista do Hospital Delphina Aziz, Mayla Borba, alguns cuidados básicos de higiene ajudam na prevenção.
“Para o dia a dia, para os pais, famílias, é toda vez que tossir, fazer a cobertura, usar o cotovelo ou o dorso das mãos, sempre que possível um lencinho e, depois disso, fazer a higienização com o álcool em gel, nessa técnica correta. Essas são as recomendações que a gente deve fazer todos os dias, independentemente se está tendo algum surto de alguma doença viral ou não. Essa é uma forma de a gente conseguir se proteger para vírus e bactérias, não só do Influenza, não só de coronavírus, mas de diarreia e de outras causas. Então a recomendação é sempre a mesma: lavagem adequada das mãos e a etiqueta da tosse”, disse.
Unidade de referência contra coronavírus
Para o atendimento de possíveis casos suspeitos de coronavírus no Amazonas, o Hospital Pronto-Socorro Delphina Rinaldi Abdel Aziz foi definido como a unidade de referência no Amazonas. Os casos clínicos identificados serão encaminhados e tratados naquela unidade. As demais unidades da rede de saúde do Estado estão preparadas para atender as outras síndromes gripais, como Influenza.
Veja também
ASSUNTOS: coronavírus Brasil, coronavírus Manaus, covid 19, cuidados coronavirus, FVS-AM, Manaus, sintomas coronavirus, Susam, Amazonas