Informatização agiliza processos no Ministério Público do Amazonas
O Ministério Público do Amazonas (MPAM) está promovendo transformações na história do órgão. Em pouco tempo todas as promotorias do interior estarão funcionando de forma otimizada com a utilização de um sistema de gestão informatizado e com comunicação direta com a sede do órgão, o que facilita e torna mais célere o trabalho dos promotores de Justiça.
O MP virtual está sendo implantado sob coordenação do Comitê Gestor do SAJ-MP que, de forma global, está promovendo a virtualização dos processos dentro do MPAM tornando a administração mais leve e rápida, dentro de conceitos de resolutividade preconizados pela procuradora-geral de Justiça do Amazonas, Leda Mara Nascimento Albuquerque.
O MP virtual acompanha um cronograma de intensificação de implantação para cumprir as fases de levantamento de usuários e configuração geral da Promotoria, verificação do inventário de procedimentos, treinamento do promotor, treinamento de servidores, digitalização e upload de PDFs de procedimentos e o acompanhamento das atividades virtuais para ampla utilização pelos promotores e servidores nas comarcas.
Infraestrutura e equipamentos
Para a instalação completa do sistema, o Ministério Público do Amazonas está adquirindo scanners e melhorando link de internet com a instalação de antenas de recepção de operadora de telefonia. Os insumos fundamentais para o processo estão sendo providenciados e vão atender aos municípios com maiores demandas e população.
Para algumas promotorias, os técnicos do órgão vão realizar treinamento à distância (EAD) para a utilização de forma efetiva e eficiente do novo sistema e se houver necessidade os técnicos vão até a sede para treinamento presencial.
As promotorias de justiça de Lábrea (850 km de Manaus) e Juruá (670 km de Manaus) já possuem o sistema instalado e funcionando com 100% dos processos virtualizados. “A experiência com o MP Virtual tem sido muito valorosa. A implantação do sistema nos trouxe modernização, eficiência e agilidade na tramitação dos procedimentos extrajudiciais”, avaliou a promotora de Juruá, Adriana Espinheira.
ASSUNTOS: informatização, Juruá, Lábrea, SAJ-MP, treinamento à distância, Amazonas