Instituto de Ciências Exatas da Ufam produz álcool em gel
Manaus/AM - O Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas (Icet/Ufam), localizado em Itacoatiara, trabalha em parceria com as autoridades locais de saúde na prevenção e conscientização da população a fim de conter as transmissões por Covid-19 na região. As ações incluem a fabricação e distribuição de álcool em gel em pontos estratégicos e a diluição de álcool para que possam ser utilizados de forma eficaz na higienização dos ambientes nas unidades de saúde.
O responsável pela fabricação do álcool em gel, professor Flávio Nogueira da Costa, explica a importância da prevenção, orientação e da integração entre Universidade, Prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde no enfrentamento à pandemia. “Do ponto de vista social, a Universidade engaja-se numa luta que é de toda a sociedade. A Ufam contribui com orientações e também na fabricação de materiais básicos necessários para conter o avanço da doença na cidade. A fabricação de álcool em gel no Instituto é uma forma de ajudar a sociedade com um produto que está em falta no mercado”, destaca o professor.
O diretor do Icet, professor Geone Maia Corrêa, informa que a distribuição do material produzido é coordenado com as autoridades de saúde local. “O material é entregue diretamente aos técnicos da Prefeitura. Além da produção e distribuição de álcool em gel, a Ufam trabalha na elaboração de materiais digitais com orientações a população sobre os cuidados e as formas de prevenção da doença. Há também uma preocupação com a verificação das informações divulgadas nas mídias sociais, alertando a população quanto às possíveis fake news. A parceria entre Universidade e poder público local cumpre e ressalta, mais uma vez, a função da Ufam com o tripé de Ensino, Pesquisa e Extensão”, destaca.
Veja também
ASSUNTOS: coronavírus amazonas, coronavírus Manaus, COVID-19, Icet/Ufam, itacoatiara, produção alcool gel, Ufam, Amazonas