Compartilhe este texto

Juiz federal estabelece multa diária de R$ 1 milhão ao governo por crise em maternidades de Manaus

Por Portal Do Holanda

16/12/2019 8h57 — em
Amazonas



Manaus/AM - O juiz federal Ricardo Augusto Sales, acatou pedido liminar feito pelo Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM), determinando que Estado do Amazonas tome todas as providências imediatas para o pleno restabelecimento do quadro de técnicos de enfermagem em todas as maternidades da capital, sob pena de multa diária de R$ 1 milhão, a ser suportado solidariamente pelo Estado do Amazonas e pelo secretário de saúde Rodrigo Tobias. 

A decisão visa assegurar a continuidade dos serviços de saúde à população e busca afastar qualquer exposição e risco de violação de prerrogativas dos enfermeiros e técnicos que estão atuando de forma precária e isolada na assistência aos pacientes, em razão do drástico quadro apresentado. 

Para o presidente do Coren-AM, Sandro André, a decisão preserva as prerrogativas dos profissionais e reforça o vital papel da enfermagem e a sua importância na saúde, não devendo ser negligenciada pelos gestores “O objetivo do Coren-AM é de preservar os profissionais que estão nesse momento sofrendo junto com a população, atuando de forma isolada e subdimensionada, mas, é também um ato de necessária valorização da equipe de enfermagem que não pode ser negligenciada pelas autoridades do Estado do Amazonas”, destaca Sandro. 

A medida também reforça a importância e a necessidade de valorização do profissional técnico de enfermagem no contexto da saúde pública, não devendo ser negligenciada pelos gestores e pelas autoridades do Estado.

A decisão determina que o Estado do Amazonas e a direção da Cooperativa tomem as providências imediatas para viabilizar e assegurar a regularidade das questões contratuais para prestação dos serviços realizados pelos técnicos de enfermagem nos estabelecimentos de saúde.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: coren-am, crise saúde, governo do amazonas, instituto dona lindu, Manaus, MATERNIDADE ANA BRAGA, Susam, terceirizados saúde amazonas, Amazonas

+ Amazonas