Compartilhe este texto

Julgamento dos sete acusados de participar de chacina em Manaus tem data marcada

Por Portal Do Holanda

27/04/2018 18h51 — em
Amazonas



Manaus/AM - A 3ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Manaus agendou para o mês de julho deste ano quatro sessões de julgamentos populares envolvendo sete réus que foram presos durante a Operação Alcateia, em 2015. O Ministério Público do Estado do Amazonas denunciou os acusados por envolvimento em 19 mortes e 13 tentativas de homicídio.

O primeiro processo referente à Operação Alcateia a ser julgado, no dia 5 de julho, será o dos réus Bruno Cezanne Pereira, Germano da Luz Júnior e Janilson Monteiro da Frota, que foram denunciados pela morte de João Fausto da Costa Neto, ocorrida no 30 de setembro de 2015. No dia 12 de julho, Ítalo Gutemberg Macedo Ferreira, Janilson Monteiro da Frota, Rogério Pinheiro de Freitas e Bruno Cezanne Ferreira sentarão no banco dos réus acusados pela morte de Roberto César Amaral dos Santos, Emerson Lopes de Jesus e Paulo de Almeida Ramos, ocorridas em 10 de novembro.

Já no dia 26 de julho, Janilson Monteiro da Frota, Rosemberg Martins Bezerra, Germano da Luz Júnior e Bruno Cezanne Ferreira serão julgados pela tentativa de homicídio contra Nélio Ramos Júnior, Graziano da Silva Vitoriano e Leonardo Lopes dos Santos. O crime foi praticado no dia 5 de novembro.

Embora esses três primeiros processos apurem fatos ocorridos após a série de mortes registradas em Manaus entre os dias 17 e 19 de julho de 2015 – no episódio que ficou conhecido como ‘final de semana sangrento” – as investigações apontaram relação entre os crimes citados nessas ações penais e aqueles apurados pela operação, motivo pelo qual passaram a fazer parte do mesmo lote processual.

No dia 30 de julho, Magno Azevedo Mafra será julgado sob acusação de homicídio praticado contra Henrique dos Santos Nascimento, no dia 19 de julho de 2015. Além da acusação de homicídio (tentado ou consumado), alguns dos réus responderão a crimes como participação em grupo de extermínio, adulteração de placas de veículos, dentre outros.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: operação alcateia, Amazonas

+ Amazonas