Lei pode proibir venda de andador infantil em Manaus
Manaus/AM - Um Projeto de Lei na Câmara Municipal de Manaus (CMM) quer proibir a venda e utilização de andador infantil na capital amazonense, até mesmo a sua fabricação. A justificativa para a proibição é devido aos riscos de acidentes causados, podendo levar à morte de bebês e crianças.
O vereador Elias Emanuel (PSDB) é o autor do projeto. O parlamentar cita que outros países e até o Rio Grande do Sul já proíbe a comercialização em seus territórios. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) é citada como uma das defensoras da venda do andador infantil, apontando os riscos de acidentes e que o aparelho não traz nenhum benefício no desenvolvimento da criança.
Outro dado exposto no projeto é da Associação Médica Americana que menciona acidentes entre 12% até 40% das crianças que usavam andadores, sendo cerca de 10% deles traumatismos cranianos, queimaduras, intoxicações e até afogamentos.
A norma abre excessão apenas para a venda de andador sob prescrição médica, para atender crianças em fisioterapia, por exemplo.
Confira o texto do projeto:
Clique para baixar arquivoASSUNTOS: Amazonas, andador infantil, camara municipal de manaus, cmm, Elias Emanuel, Manaus, Amazonas