Leitura é usada no tratamento de pacientes da FCecon
“Nem todo herói usa capa, alguns leem livros”. Esse é o nome do projeto que vai levar leitura e diversão para auxiliar no processo de c com câncer da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon). A iniciativa é da Biblioteca do Instituto Federal do Amazonas (Ifam) - Campus Manaus Zona Leste e já coleta livros e gibis que serão usados no projeto.
O projeto de extensão voluntário, coordenado pelo bibliotecário-documentalista do Ifam - Campus Manaus Zona Leste, Diego Leonardo Fonseca, é multidisciplinar, envolvendo profissionais e alunos de áreas como enfermagem, biblioteconomia, medicina e pedagogia. Atualmente, a iniciativa já soma 75 voluntários.
A proposta do projeto é realizar atividades de leitura, auxiliando no processo de tratamento de pacientes com câncer por meio do uso terapêutico da leitura, a biblioterapia, e do desenvolvimento de atividades lúdico-pedagógicas.
Serão realizadas leitura nos leitos, com os acompanhantes, nas recepções da FCecon e no Serviço de Quimioterapia. A proposta é de realizar rodas de leituras e contação de histórias com os pacientes. Gincanas e dinâmicas com músicas também estão entre as atividades. “Tanto atendendo os pacientes internados quanto os familiares dos pacientes. O objetivo é trazer bem-estar e qualidade de vida aliando o incentivo à leitura”, explica Diego Leonardo.
ASSUNTOS: biblioterapia, câncer, fcecon, leitura, tratamento, Amazonas