Maior número de desocupados estão em Manaus, diz IBGE
Manaus/A - O maior número de pessoas desocupados estão em Manaus, entre todas as capitais brasileiras, segundo levantamento realizado pela Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios Contínua (Pnad), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística. O resultado foi publicado na última sexta-feira (14), referente ao último trimestre de 2019.
A taxa de desocupação na capital amazonense foi de 16,9% no último trimestre do ano passado. Em relação ao trimestre anterior, entre os meses de julho a setembro, a taxa de desocupação era de 17,2%, ocorrendo uma redução de 0,3%.
Em relação a todo o Amazonas, a taxa de desocupados no último trimestre foi de 12,9%, obtendo uma queda de 0,4% comparado ao trimestre anterior, que teve resultado de 13,3%. Em números gerais, conforme o IBGE, o Estado tinha 904 mil pessoas empregadas no final do ano passado.
Resultado anual
Manaus fechou o ano com a maior taxa de desocupação entre as capitais com 17,8%, a frente de Macapá que teve 17,3% e de São Luiz e Salvador, ambas obtiveram taxa de 16%. Entre os Estados, o Amazonas figura na 10º posição na taxa de desocupados, fechando com 14% no ano. O Amapá lidera a lista com 17,4%, seguido da Bahia com 17,2% e de Pernambuco com 15,5%.
Veja também
ASSUNTOS: desemprego Manaus, desocupados Manaus, IBGE, taxa desemprego Amazonas, Amazonas