Mais de 18 mil pessoas prestigiaram primeira noite do Boi Manaus 2019
Manaus/AM - À meia-noite, uma explosão de cores no céu do Complexo Turístico Ponta Negra anunciou a chegada do dia 24 de outubro, data em que a capital do Amazonas celebra 350 anos. Mais de 18 mil pessoas participaram da celebração de aniversário ao som do ritmo que traduz a identidade amazônica, no Boi Manaus, promovido pela prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).
“Sabemos que o que Manaus tem de melhor é essa população tão querida. Por isso, em nome do prefeito Arthur Virgílio Neto, viemos aqui agradecer a Deus e ao povo, que a Prefeitura de Manaus tem buscado servir com muita alegria e honra”, disse a secretária municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania, Conceição Sampaio. “Quero aproveitar e parabenizar à Manauscult por essa festa tão bonita, é lindo ver o azul e o vermelho juntos saudando os 350 anos de Manaus”.
Na primeira noite do evento subiram ao trio os cantores Klinger Júnior e grupo Kuarup; Robson Jr e Hellen Veras; A Toada e Carlos Batata; Carlinhos do Boi e Canto da Mata; Fábio Casagrande e P.A Chaves; Prince do Boi; Arlindo Jr; Sebastião Jr; e os bois de Manaus Corre-Campo, Garanhão e Brilhante.
"Temos muito orgulho da nossa história e identidade e este momento de celebração do folclore, da cultura popular é muito significativo para os 350 anos da cidade. A nossa cara amazônica está aqui, neste balanço único que é o boi-bumbá”, avaliou o diretor-presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula. “Ano passado, inauguramos o Museu da Cidade e este ano damos continuidade à ressignificação do Centro Histórico levando cultura em suas mais diversas manifestações artísticas, como entregando à população o Centro Cultural Oscar Ramos, amanhã, às 17h, onde ficará exposto um acervo do próprio artista que dá nome ao local. Também temos o resgate do Hino de Manaus que foi regravado conforme a partitura original", completou.
Bumbás
O vermelho e o azul ganharam a companhia dos tons de verde para o encerramento da primeira noite do evento. Corre Campo, Brilhante e Garanhão, os bois de Manaus, fizeram uma grande celebração folclórica no palco do anfiteatro da Ponta Negra, apresentando ao público suas sinhazinhas, pajés, cunhãs e demais itens oficiais da disputa da cidade.
Apoio e segurança
O primeiro dia do Boi Manaus mobilizou aproximadamente 740 servidores, de órgãos municipais e estaduais, na organização das atividades. Com 12 secretarias envolvidas e o apoio da Polícia Militar e o efetivo de 290 homens, do Juizado de Menores e do Corpo de Bombeiros, o início da festa decorreu sem quaisquer transtornos nesta quarta, 23/10.
Pela Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), 150 funcionários auxiliavam na limpeza do Complexo Turístico após cada apresentação. Já a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), foi responsável por fiscalizar e orientar pais e responsáveis sobre a presença de menores desacompanhados.
Outro órgão, o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), que já realizava desde o último dia 15 de outubro as intervenções no trânsito no local, seguiu com as orientações aos condutores durante a festividade e deve seguir com o trabalho até o dia 26, quando os palcos e demais estruturas serão desmontadas.
A programação continua nesta quinta-feira, 24/10, a partir das 16h.
ASSUNTOS: aniversario de manaus, Boi Manaus, festa, Amazonas